Governo do Estado vai realizar ‘Workshop Estadual de Prevenção aos Efeitos das Chuvas’

O foco é prevenir e minimizar possíveis danos dos efeitos do período chuvoso no território sergipano

O fim do verão está próximo e o início da nova estação promete chuva em todas as regiões de Sergipe. Comprometido com as demandas que visam minimizar os efeitos das chuvas no território sergipano, o Governo do Estado convida para o ‘Workshop Estadual de Prevenção aos Efeitos das Chuvas’.  O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil  (Depec), e acontece no próximo dia, 20, no Auditório da Energisa, das 08h às 13h.

O evento tem por objetivo manter o sistema estadual de proteção e defesa civil atento à nova quadra chuvosa que se aproxima e alertar os municípios para a necessidade de desenvolver ações preventivas que minimizam os efeitos das chuvas que têm potencial de provocar danos. A ação pretende alcançar um público de aproximadamente 100 pessoas, entre coordenadores municipais de Defesa Civil e integrantes de instituições que fazem parte do sistema de defesa civil, como Corpo de Bombeiros, Samu, Policia Militar, Exército Brasileiro, entre outros. A intenção é preparar todos para as situações adversas que possam surgir no período chuvoso.

“Esse workshop vai tratar de informações relativas à meteorologia e perspectivas para o período chuvoso no nosso estado para os próximos meses. Trataremos, também, de toda metodologia que é usada na gestão de situações que envolvam atividades com diversos órgãos que atuam em uma situação de crise emergencial, chamada sistema de comando em operação. Falaremos de boas práticas, das ações preventivas utilizadas pelo Estado, para servir de referência para as Defesas Civis dos municípios. Ainda serão abordados os cuidados com a rede elétrica em situações adversas com as chuvas fortes, trabalho feito em parceria com a Energisa, que foi fundamental no apoio deste evento”, explica o diretor da Defesa Civil estadual, coronel Alexandre José Alves.

Programação

O secretário de Estado e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, e o diretor da Depec, o coronel Alexandre José Alves, farão a abertura do encontro. Logo em seguida, o meteorologista Overland Amaral apresentará o prognóstico da meteorologia para 2020. O gerente do Depec, capitão Carvalho, debaterá sobre o Sistema de Comando de Operações (SCO), informando sobre como agir no atendimento de emergência durante o período chuvoso.

As ‘Boas Práticas da COMPDEC de Aracaju e suas ações preventivas e de respostas no período das chuvas’ serão abordadas pelo coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. Já os ‘Cuidados com a rede elétrica em condições adversas’ serão expostos pelo palestrante e gerente de Operações da Energisa, Thiago Martins Moraes. Ao fim, a mesa redonda retomará os temas debatidos durante o evento. 

Última atualização: 9 de março de 2020 20:23.

Pular para o conteúdo