Defesa Civil realiza capacitação para coordenadores municipais

postado em: Sem categoria | 0

O objetivo da capacitação é preparar os agentes integrantes das Defesas Civis municipais para o pleno exercício de suas atividades

 3 de fevereiro de 2021 |  21:04

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) realizou na quarta-feira (03), o I Curso de Capacitação para Coordenadores Municipais de Defesa Civil. Tendo como público alvo coordenadores e agentes de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, o objetivo da capacitação é preparar os agentes integrantes das Defesas Civis municipais para o pleno exercício de suas atividades, a fim de que eles tenham conhecimento de  temas básicos e estejam preparados para atuarem em ações de prevenção, preparação, assistência e restabelecimento dos serviços essenciais à população, em casos de desastres e eventos adversos, além de se interarem sobre o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil recém elaborado pelo Executivo Estadual.

Realizado pelo Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a primeira edição do evento teve a participação dos profissionais das coordenadorias de apenas oito municípios sergipanos, em razão das regras de distanciamento social estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel Luciano Queiroz, a capacitação se faz necessária, sobretudo, neste ano de 2021. “Em razão do pleito eleitoral de 15 de novembro, alguns prefeitos nomearam novos gestores para assumirem a função de coordenadores municipais. Assim, é primordial que a Defesa Civil Estadual realize esse curso a fim de nivelar o conhecimento desses novos coordenadores com aqueles que já desempenham as atribuições há algum tempo e permaneceram em seus postos, e assim todos eles possam atuar de maneira efetiva quando for preciso” detalha.

O tenente-coronel diz ainda que o curso realizado com os coordenadores vai além de uma simples qualificação. “Recentemente concluímos o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, então, além de informá-los sobre as ações básicas e gestões de riscos e deixá-los a par do plano, nosso objetivo é capacitá-los e promover a difusão da cultura de redução de riscos e desastres, de modo que eles compreendam a verdadeira função da Defesa Civil”, ressalta.

Agentes multiplicadores 

Recém nomeada Coordenadora da Defesa Civil do município de Graccho Cardoso, no território do Médio Sertão Sergipano, Ana Luiza Mota avalia positivamente a capacitação. “O curso é importante para que possamos ficar por dentro de todas as situações que envolvam riscos de desastres e aprendamos como agir nessas situações, bem como saber buscar ajuda, caso elas ocorram em nosso município”, declara.

Endossando as declarações de Ana Luiza, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil de Nossa Senhora Aparecida, Ricardo Vasconcelos, se mostrou satisfeito com o curso. “Para nós, novos gestores à frente das Defesas Civis municipais, a capacitação é essencial para que possamos aprender as técnicas de proteção e segurança, e saibamos utilizá-las em nosso município se for necessária”, frisa.

Um dos palestrantes do curso, o Gerente Técnico do Depec, Edivaldo Celestino, destaca que o evento foi precisamente elaborado. “Fizemos um planejamento de dois ciclos de palestras, orientação e alinhamento para que esses novos coordenadores, que recentemente assumiram a pasta da Defesa Civil, tenham pleno conhecimento sobre as informações referentes à legislação, instruções normativas, ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), que é a ferramenta principal do trabalho dos coordenadores municipais, estaduais e federais, sendo o elo entre esses três entes federativos, e, ao final da capacitação, aplicamos um simulado para todos eles”, explica.

Edivaldo Celestino acrescenta que novas capacitações ocorrerão no decorrer dos próximos meses. “Por conta das medidas de segurança, esse primeiro curso contou apenas com os coordenadores dos municípios de Canhoba, Carira, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão e Tobias Barreto. No próximo dia 10, faremos a capacitação com outros municípios, a fim de que o mais breve possível possamos qualificar e aperfeiçoar os conhecimentos de todos os coordenadores municipais, e eles possam ser agentes multiplicadores dessas informações”, enfatiza.