Capacitação

Cursos Oferecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC

CIC – Curso de Implantação de COMDEC’s
Curso de formação com duração de 16 horas destinado a criação e organização de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Tem por objetivo promover uma qualificação técnica, eficiência, eficácia e motivação em coordenadores municipais de Defesa Civil, além de difundir fundamentos doutrinários e uma cultura básica comum, relativos à defesa civil, no âmbito do Município.

CODC – Curso Operacional de Defesa Civil
Curso de nível operacional, com 36 horas de duração, abrangendo conhecimentos básicos sobre desastres e doutrina de defesa civil, bem como estratégias para otimizar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. É destinado a todas as pessoas que trabalham ou vão trabalhar em Defesa Civil. O nível de escolaridade exigido é superior ou médio.

CADAN – Curso de Avaliação de Danos
Curso de nível técnico, com 36 horas de duração, destinado a preparar técnicos estaduais e municipais para avaliação de danos e prejuízos causados por desastres. É destinado a um público de nível superior e médio, civis ou militares, em exercício efetivo nos órgãos de Defesa Civil municipais.

APRD – Administração e Planejamento para Redução de Desastres
Curso de nível gerencial, com 80 horas de duração, que visa capacitar técnicos estaduais e de áreas setoriais para a direção de órgãos ou atividades de Defesa Civil. É destinado a um público de nível superior, civis ou militares. Os militares devem ter patente de capitão ou oficial superior.

Curso de Prevenção e Preparação para Emergências com Produtos Químicos-PEQUIM

Curso de nível gerencial, com 36 horas de duração, destinado a capacitar técnicos estaduais e de áreas setoriais com elementos teóricos, práticos, e metodologia para identificar os riscos de acidentes com substâncias químicas, bem como a preparação de respostas para esses eventos. É destinado a um público de nível superior, civis ou militares; os militares deverão ter patente de tenente ou superior.

Cursos Oferecidos pela Coordenadoria Especial de Defesa Civil – CODEC

Curso Básico de Defesa Civil (20h)
Este curso capacita e habilita os Agentes de Defesa Civil dos Municípios do Estado de Sergipe a atuarem nas diversas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de conformidade com a Política Nacional de Defesa Civil.

Proteção Comunitária (20h)

O Programa de Proteção Comunitária tem o objetivo de atender a demanda existente em nosso Estado no tocante à capacitação em Defesa Civil, de forma a complementar a estratégia de capacitação da Coordenadoria de Defesa Civil, já que os cursos oferecidos não conseguem atingir uma grande quantidade de pessoas que vivem em comunidades das áreas de riscos, além de não atingirem determinados temas especificamente voltados para o problema de cada comunidade.

A carga horária total do Programa de Proteção Comunitária está estipulada em 20 horas/aula, divididas nas seguintes áreas temáticas:

· Módulo I – Convívio com os efeitos da secas. (5h)

· Módulo II – Convívio com os efeitos das chuvas. (5h)

· Módulo III – Prevenção de Incêndios. (5h)

· Módulo IV – Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. (5h)

Última atualização: 4 de abril de 2018 08:05.

Pular para o conteúdo