Defesa Civil Nacional realiza curso de capacitação para Defesas Civis Municipais em Sergipe

postado em: Sem categoria | 0

25 de outubro de 2019

Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), Sergipe recebeu a Capacitação para Implementação e Operacionalização das Defesas Civis Municipais. Promovido pela Secretaria Nacional de Protecão e Defesa Civil (Sedec), o curso foi realizado em Sergipe através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho (Seit). A capacitação reuniu coordenadorias das Defesas Civis de 45 municípios sergipanos, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.

O encontro teve o objetivo de preparar os municípios para os acontecimentos adversos, destacou a secretária de Estado Leda Lúcia Couto. “Com a Defesa Civil, aprendemos a esperar o inesperado. É necessário estarmos bem preparados para que assim consigamos minimizar os efeitos das adversidades. Esta capacitação veio justamente com este intuito. Com preparação, conhecimento e organização, conseguiremos fazer o enfrentamento do inesperado, com integração entre defesas civis municipais, estadual e nacional”, disse.

Segundo o diretor da Defesa Civil Estadual, Alexandre José, a prevenção deve ser o foco do trabalho. “É necessário que trabalhemos antes do desastre ou das conseqüências do desastre. A prevenção, preparação e mitigação são fundamentais para reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres através de medidas estruturais e não-estruturais. Por isso, é importante preparar os técnicos para atuar com mais eficácia. Mais de 40 municípios participaram deste curso e acreditamos que isso já é um bom passo para melhorar a articulação de ações em prol da população”, afirmou.

A capacitação contou com palestras de representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), que idealizou os encontros nos estados brasileiros. Sergipe foi o primeiro estado da Região Nordeste a receber a capacitação. “Este projeto surgiu com o objetivo de aproximar a secretaria nacional dos municípios com a articulação do Estado. A preparação veio mostrar para os municípios os conhecimentos mínimos necessários para que as Defesas Civis possam operar, como criação de plano de contingência e interação com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres” disse Lidiane Souza, coordenadora de Fortalecimento e Capacitação da Sedec.

Em caso de desatres naturais que causem destruições totais ou parciais, as Defesas Civis podem solicitar recursos federais para reconstrução, explicou o coordenador de restabelecimento e serviços essenciais da Sedec, Magno da Costa. “Vim fazer a minha contribuição na área de reestabelecimento e recuperação, com ações de reconstrução. Dentro da minha palestra, passei para os municípios o que é possível de ser feito com os recursos da Sedec e como esses recursos podem ser solicitados através do nosso sistema S2ID. Abordamos todo o passo a passo que o Estado ou os municípios devem preencher dentro do sistema, desde a solicitação de recurso até a prestação de contas”, disse o técnico federal.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Major Silvio Prado, destacou a importância da participação dos municípios na capacitação. “Nestes dois dias, colhemos o máximo de informações para implementar e melhorar as ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação – cinco pilares que a Defesa Civil utiliza para trabalhar com a melhor atuação possível. Temos que estar sempre preparados , pois nunca sabemos o que pode acontecer. Por isso, devemos fortalecer nossas estruturas para termos cidades mais resilientes e preparadas para minimizar os impactos dos desastres”, disse.