Defesa Civil Estadual capacita coordenadores de municípios sergipanos

Situação de emergência municipal, Sistema de Informação sobre Desastres S2iD e o Cartão de Pagamento da Defesa Civil foram os temas abordados.

05 de Junho de 2019 | 15:46

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil iniciou, nesta quarta-feira (05), o ciclo de capacitações dos novos coordenadores de defesa civil dos municípios sergipanos. Neste primeiro encontro, os representantes de Lagarto, Neópolis, Santana do São Francisco e São Francisco receberam instruções referentes a situações de emergência,  manuseio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), recomendações no uso do cartão de pagamento da Defesa Civil e o acesso ao website do departamento, ligado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit).

Segundo o diretor da Defesa Civil Estadual, Cel. Alexandre José, nessas capacitações serão dados os conceitos básicos do sistema nacional, como proceder e quais são as ações principais. Em um segundo momento, informações sobre o S2iD e também a criação do cartão de pagamento. “Muitos municípios estão nomeando os novos e outros estão criando agora as suas coordenadorias, então nós percebemos que há certa limitação no conhecimento do sistema estadual e federal da defesa civil. E, para não fazer uma única capacitação com muitos participantes, por conta da complexidade que envolve o próprio sistema, a gente decidiu fazer uma capacitação separada por grupos menores”, explicou.

Além disso, o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, major Queiroz, revelou que  existem outras ações voltadas ao coordenador municipal oferecidas pelo próprio departamento. “A gente vai fazer um curso básico para nivelar as coordenadorias com coordenadores que já têm isso no seu currículo. A intenção é dar uma matéria como instrução normativa para que eles saibam como decretar uma situação de emergência e os cuidados para não perder os prazos para inserir no sistema. Uma noção básica de defesa civil para que sejam nivelados com os coordenadores que já foram incluídos no processo de conhecimento das áreas correlacionadas”, pontuou.

O gerente técnico da Defesa Civil Estadual, Edvaldo Celestino, detalhou a temática abordada no curso. “Hoje gerenciamos a parte técnica, dando um assessoramento a todas as coordenadorias municipais e como operacionalizar o sistema S2iD. Então nossa dinâmica tem sido a de como operar, criar senha e acessar todas as abas específicas deste sistema”.

Este mecanismo faz parte do Ministério do Desenvolvimento Regional, que possui um link no site da Defesa Civil Estadual. Nele é realizada a recepção de todas as informações relativas a desastres e, também, captação de recursos de resposta. Dentro desta ferramenta, o município pode dar esta informação e, a partir daí, conseguir mensurar seus prejuízos e solicitar recursos. Assunto novo para o coordenador municipal de defesa Civil de Santana do São Francisco David Cruz.

“Agora estou tendo a oportunidade de fazer um trabalho de acordo com o que eu fui orientado. Este treinamento foi muito importante para conhecer o S2iD e nos cercar da segurança sobre tudo que pode acontecer em um desastre, um acontecimento. A gente está tendo toda essa abordagem, todo um suporte e é muito interessante esta iniciativa do Departamento Estadual da Defesa Civil”, disse.

Última atualização: 6 de junho de 2019 11:29.