Secretaria do Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social
Portal do Estado de Sergipe
Defesa Civil


CODEC : Prevenção de Desastres Tecnológicos foi tema de capacitação dos técnicos da Defesa Civil Estadual
em 08/05/2018 12:54:05



Na manhã desta sexta-feira, 04, gestores e técnicos do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros participaram de uma palestra sobre gerenciamento de desastres tecnológicos. O treinamento aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Inclusão (Seidh) e foi ministrado pelo engenheiro civil e consultor da área de riscos e emergências, Sebastião Andrelino. Na ocasião, ele apresentou exemplos de planos de contingência e situações verídicas para exemplificar a importância do trabalho da prevenção de possíveis desastres nas empresas.



Sebastião Andrelino


“Trouxemos algumas considerações e exemplos do que tem sido solicitado pelas empresas que apresentam algum risco tecnológico para a comunidade no estado de Alagoas. Essa capacitação foi oportuna para que a Defesa Civil de Sergipe possa discutir maneiras de incentivar que todas as organizações, órgãos e empresas que possam gerar algum tipo de risco desenvolvam os seus planos”, disse Sebastião Andrelino.


O engenheiro apontou, ainda, que já houve diálogos sobre como Sergipe e Alagoas podem gerenciar os riscos tecnológicos e acidentes que podem acontecer em locais que manuseiam, armazenam ou produzem produtos químicos perigosos, tóxicos e inflamáveis. “Estudamos caso a caso, baseados em cálculos de engenharia e modelagem matemática. Empresas, Estado e comunidade devem trabalhar juntos na prevenção de desastres e na resposta, caso aconteça”, explicou.



Um plano de contingência tem o objetivo de descrever as medidas que serão tomadas por uma empresa ou organização em caso de adversidades. Durante a explanação, o engenheiro Sebastião Andrelino falou sobre a necessidade da adoção de um plano de contingência nas empresas sergipanas. “Dessa forma, as empresas devem atuar estrategicamente ao atribuir recursos durante a recuperação, tanto para incidentes internos quanto na possibilidade de ultrapassar limites territoriais”, complementou.



Ten. Cel. Alexandre


Para o diretor da Defesa Civil Estadual, Cel. Alexandre José, essa palestra foi uma oportunidade de proporcionar conhecimento ao corpo técnico. “Pretendemos realizar novas capacitações sobre o tema. Essa foi a primeira oportunidade de muitas que proporcionaremos aos nossos técnicos. As ações de Defesa Civil são efetivamente muito técnicas e direcionadas. Precisamos dar conhecimento ao nosso quadro técnico para que todos saibam como proceder de maneira adequada no momento que for preciso”, comentou.




Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José - Aracaju/Se Tel:(79) 3179-3760
Desenvolvido pela EMGETIS com Software Livre - Xoops