Secretaria do Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social
Portal do Estado de Sergipe
Defesa Civil


CODEC : Defesa Civil Estadual dá sequência a curso de capacitação continuada.
em 25/04/2018 10:50:00



Na manhã desta terça-feira, 24, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão Social (SEIDH) retomou as aulas do Curso de Capacitação Continuada. Em seu módulo III, o curso abordou conceitos básicos e a gestão de desastres. Na quinta-feira, 26, acontece o módulo IV, trazendo questões relativas ao planejamento para reconstrução de áreas atingidas por desastres. Cada módulo tem carga horária de 20 horas e conta com a participação de 25 coordenadores da Defesa Civil de municípios de todas as regiões de Sergipe.



 


O objetivo é capacitar coordenadores e colaboradores da Defesa Civil nos níveis federal, estadual e municipal, sendo o município o foco principal, já que está em contato direto com as áreas de risco ou já atingidas por desastres. Para isso, foram apresentados detalhes da Política e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, facilitando o alinhamento do trabalho para que seja aplicada maior agilidade nas respostas em tais eventualidades.


Acompanhando a primeira aula do módulo, o diretor da Defesa Civil Estadual, Cel. Alexandre José, comentou sobre a relevância do curso para o trabalho da Defesa Civil. “Nos módulos anteriores tivemos aulas sobre gestão de riscos e prevenção e, agora, teremos aulas sobre respostas e reconstrução, em casos de desastres. Tenho certeza que essa será uma semana extremamente proveitosa e rica de conhecimentos”, disse.



Gilfran Santos, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, destacou a parceria do órgão com a Defesa Civil e a possibilidade de aproximação com as coordenações municipais a partir do curso. “Isso traz grandes frutos para o Estado. Temos conseguido recursos para os munícipios que eram atingidos, principalmente pela chuva. O que faz com que tenhamos sucesso na busca desses recursos são capacitações como essa, pois nos fazem aprender e ganhar tempo”, relatou.


Washington Cezar Duarte, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, veio a Sergipe para ministrar as aulas dos módulos. “Vamos trocar ideias, esclarecer ao Estado e ao Município, para que tenham a oportunidade de utilizar o Sistema, entender como ele funciona e como podemos ajudar a população quando estiver em situação de emergência. Vamos melhorar nosso entendimento a partir da troca de experiências”, falou.




Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José - Aracaju/Se Tel:(79) 3179-3760
Desenvolvido pela EMGETIS com Software Livre - Xoops