Secretaria do Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social
Portal do Estado de Sergipe
Defesa Civil


CODEC : Defesas Civis de Sergipe e Alagoas alinham trabalho de prevenção para a quadra chuvosa
em 28/03/2018 11:20:00



A Defesa Civil do Estado de Sergipe recebeu na manhã desta terça-feira, 27, representantes da Defesa Civil de Alagoas, na primeira reunião de intercâmbio técnico entre os dois estados. Além dos coordenadores e técnicos, também esteve presente o consultor e engenheiro, Sebastião Andrelino, que apresentou conceitos, técnicas e casos relacionados a riscos tecnológicos. Outro tema pautado foram os trabalhos de prevenção e resposta de cada estado para a quadra chuvosa que se aproxima.


A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), onde o coordenador estadual de Defesa Civil, Cel. Alexandre José, apresentou o trabalho do órgão sergipano e tirou dúvidas sobre o funcionamento da Defesa do estado vizinho. “O principal motivo dessa reunião foi a chegada da quadra chuvosa, a ser iniciada em abril, que traz previsão de chuvas acima da média. Com esse encontro, ampliamos nosso entendimento e preparo para agir, quando necessário”, explicou.



O Coronel Moisés, coordenador da Defesa Civil alagoana, também destacou a importância do intercâmbio de preparação para a quadra chuvosa. “Sergipe e Alagoas têm o mesmo período chuvoso. Essa interação é importante porque, além de trocar conhecimentos e técnicas, vamos poder contribuir para que a população fique cada vez mais segura. Esperamos poder ampliar essa interação com os demais estados nordestinos, para alinhar e aprimorar cada vez esse trabalho”, comentou.



Já o consultor Sebastião Andrelino falou sobre os mecanismos de prevenção e análise de riscos para unidades industriais. “Conversamos sobre como os dois estados podem gerenciar esses riscos tecnológicos, acidentes que podem acontecer em locais que manuseiam, armazenam ou produzem produtos químicos perigosos, tóxicos e inflamáveis. Isso é estudado caso a caso, com base em cálculos de engenharia e modelagem matemática. Tanto a empresa quanto o Estado e a comunidade têm que trabalhar juntos na prevenção de desastres e, caso aconteça, também na resposta”, explicou.




Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José - Aracaju/Se Tel:(79) 3179-3760
Desenvolvido pela EMGETIS com Software Livre - Xoops